Optometria

A OPTOMETRA é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.

O termo OPTOMETRIA deriva do Grego optometron, sendo esta decomposta em Opto = Visão e Metria = Medida, sendo a definição literal de Optometria como a Medida da Visão.

O Optometrista é um profissional independente na área da saúde, com formação superior capaz de:

  • Detetar, analisar e compensar problemas visuais de natureza refrativa (como a miopia, hipermetropia e presbiopia), funcional e binocular;

  • Prescrever lentes compensadoras, ajudas visuais e reabilitação visual;

  • Prescrever e adaptar lentes de contacto;

O exame de optometria deve ser realizado, pelo menos, uma vez por ano.
Encontre o seu optometrista no Centro Óptico Ibérico e faça uma avaliação à sua visão.

Tonometria

A tonometria é um exame de visão que permite a medida da pressão intraocular. Deve ser realizado periodicamente para o acompanhamento e diagnóstico prévio de complicações da visão.

Está indicado principalmente para pessoas com idades mais avançadas ou pacientes com suspeita de glaucoma e com histórico familiar de doenças oculares. As variações da pressão intraocular são devidas ao humor aquoso, um líquido que fica contido entre a íris e a córnea, constituído por 98% de água e 2% de sais, o qual é continuamente produzido e eliminado pelo organismo.

Se houver um desequilíbrio no mecanismo de produção/eliminação desse líquido a pressão intraocular pode desregular. A pressão normal varia entre 10 e 20 mmHg. Valores acima ou abaixo destes níveis podem ser sinónimo de complicações. O exame é simples, rápido e indolor. Não havendo nenhuma restrição pós-exame e o paciente pode voltar de imediato às suas atividades normais.

Retinografia

Retinografia é uma técnica que consiste em observar e registar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho..

A retinografia permite obter diversas fotos de alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo do olho e possibilitando um acompanhamento da evolução de lesões que nele existam. Está principalmente indicado para o diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas que podem afetar a retina e o nervo ótico. É importante para o acompanhamento de pessoas com miopia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, etc.

O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

Topografia corneal

É um exame que determina a curvatura da córnea e permite mapear a superfície corneal e as suas irregularidades desde o centro até à periferia.

Apresenta-se como uma ferramenta muito útil para adaptação de lentes de contacto, pré-operatório de cirurgias oculares e é essencial no diagnóstico de diversas patologias, entre elas, o queratocone. O queratocone corresponde a uma alteração progressiva da forma da córnea, a camada mais superficial dos olhos, que se desenvolve de forma progressiva e assimétrica e na qual a porção central da córnea assume uma forma cónica.

Com a progressão da doença a córnea fica cada vez mais saliente, desenvolvendo-se astigmatismo irregular, formação de cicatrizes e diminuição da acuidade visual. A topografia corneal é um exame indolor e rápido, sem necessidade de qualquer preparação prévia. O paciente deve estar sem lentes de contacto e habitualmente, a topografia corneal é realizada aos dois olhos (bilateral).

Lentes de Contacto

A adaptação de uma lente de contacto envolve uma consulta com um profissional especializado.

Se usa lentes de contacto, é importante ter a certeza que as lentes se adaptam corretamente aos seus olhos e à sua visão. Além de um exame optométrico completo, um exame para lentes de contacto envolve também uma adaptação de lentes.

As lentes de contacto são dispositivos médicos, pelo que necessita de uma receita, médica ou optométrica, de lentes de contacto para as comprar.

No Centro Óptico Ibérico poderá realizar todos os exames necessários para a adaptação e acompanhamento das lentes de contacto.

 

Lembre-se que o optometrista é seu aliado, para que os seus olhos obtenham aquilo que necessitam para permanecerem saudáveis e funcionarem melhor.

 

Rastreio visual

Uma boa visão representa uma melhor qualidade de vida. Uma grande parte das impressões que assimilamos no nosso dia-a-dia é obtida através dos nossos olhos.

Fazer testes de visão regularmente, junto de um especialista, deve ser uma parte integrante dos cuidados de saúde preventiva. Uma anomalia visual não detetada pode provocar fadiga, défice de atenção e até mesmo um potencial perigo. 
Deste modo o rastreio visual é recomendado:

Nas crianças, pois a visão é um sentido essencial para o correcto desenvolvimento físico e cognitivo.

É através da visão que a criança interage com os outros e com o mundo.

Na infância, uma anomalia visual pode levar ao insucesso escolar.

Nos adultos, pois com o avançar da idade, muitos adultos não se dão conta que a sua acuidade visual pode ir diminuindo e atribuem as dificuldades de visão à idade.

Facto é que as pessoas idosas têm tendência a desenvolverem doenças oculares como o glaucoma, cataratas, degeneração macular ou retinopatia diabética.

No entanto, a maior parte dos problemas de visão podem ser tratados ou minorados se forem precoce e atempadamente identificados.

O Centro Óptico Ibérico dispõe de uma Unidade Móvel de Rastreio, podendo efetuar rastreios em empresas, escolas e associações.